Um futuro mais saudável para as mulheres
VolusonTM
O Dr. Rabih Chaoui do Centro de Diagnóstico Pré-Natal e Genética Humana em Berlim fala sobre a potência e precisão do Voluson™ no diagnóstico de defeitos cardíacos fetais já nas primeiras 12 semanas.
P: O que a tecnologia Voluson permite que você veja em fetos já nas 12 semanas e como isso ajuda no diagnóstico de certos defeitos cardíacos?
R: O exame do coração fetal por volta das 12 semanas de gestação deve incluir a demonstração do abdômen superior com o situs, a visão de 4 câmaras tanto em escala de cinza como em cor, e os grandes vasos na visão de 3 vasos-traqueia em Doppler colorido. Com estes planos simples, a maioria das anomalias cardíacas complexas pode ser descartada nesta fase da gestação.
Junto com a experiência do usuário, a tecnologia é um fator chave no exame. Os transdutores transabdominais e transvaginais Voluson são sondas de alta resolução, que permitem um diagnóstico muito preciso através da combinação de escala de cinza, Doppler colorido e ultrassom 3D.
P: Como a introdução do Radiantflow Voluson mudou a maneira como você avalia o coração fetal no início da gravidez? Quais são os benefícios desta ferramenta?
R: O advento do Radiantflow contribuiu para o aumento da sensibilidade do Doppler colorido, o que levou a um diagnóstico mais preciso. As principais vantagens são uma visualização mais confiável e precisa do fluxo através das câmaras cardíacas e dos grandes vasos. O aumento da sensibilidade também permite a demonstração de pequenos vasos, incluindo veias pulmonares ou artérias subclávias. Com o Radiantflow, sou capaz de chegar a uma decisão clínica mais rapidamente, reduzindo o tempo de exame.
P: Por que esses exames de ultrassom são tão importantes no monitoramento e tratamento de defeitos cardíacos congênitos?
R: O diagnóstico de anomalias cardíacas no início da gestação permite que os pacientes obtenham aconselhamento, realizem testes adicionais completos e também proporciona mais tempo para a tomada de decisões. Na maioria dos casos, um diagnóstico precoce permite aos pacientes procurar e contatar uma clínica com ótimas instalações para intervenção cardíaca neonatal e cirurgia cardíaca. Todas estas etapas dependem de um diagnóstico preciso, que se baseia em informações precisas fornecidas pelo equipamento de ultrassom.
P: Qual foi o impacto da tecnologia Voluson em sua clínica?
R: Tenho usado a tecnologia Voluson por quase 15 anos e a melhoria contínua do hardware e software, incluindo a tecnologia 3D, Doppler colorido e informações melhoradas em escala de cinza, me permitiu obter diagnósticos mais precisos, mesmo no início da gestação.
Com as imagens detalhadas, tive a oportunidade de observar novas estruturas anatômicas incluindo o timo, o baço e o cérebro. As sondas de alta resolução tornaram possível ver o curso anormal da artéria subclávia, o que se reflete em minhas pesquisas publicadas. A tecnologia também nos permitiu descobrir que a translucência intracraniana é um sinal precoce da espinha bífida e que a fenda maxilar indica fissuras faciais. E com o fluxo contínuo de inovação em sondas transvaginais, estamos pressionando para fazer diagnósticos importantes na medicina fetal mesmo antes das 11 semanas de gestação.
P: Muitos médicos estão empenhados em proporcionar uma melhor experiência ao paciente? Qual o papel do ultrassom em fornecer mais valor aos pacientes?
R: Os avanços do ultrassom nos permitem atuar como tradutor do mundo do útero, o que proporciona uma experiência significativa para nossos pacientes. No passado, imagens 2D de anormalidades exigiam uma grande dose de explicação, mas a tecnologia 3D/4D de alta resolução ajuda os pacientes a realmente ver e entender melhor o diagnóstico. Ela gera confiança, o que leva a uma melhor conexão com nossos pacientes.