Um futuro mais saudável para as mulheres
VolusonTM
Três minutos é tudo o que você precisa. Uma nova e revolucionária ferramenta coleta rapidamente informações vitais sobre o início do coração fetal, já com 20 semanas.
E o que você descobre pode ter impacto nas decisões críticas no tratamento de seus pacientes com síndrome transfusional gêmea a gêmea.
Embora sua velocidade seja impressionante, isso não é a coisa mais notável sobre o fetalHQ - a mais recente tecnologia de ultrassom da GE Healthcare. A característica dos sistemas Voluson™ E10 mede o coração de formas nunca antes realizadas. Os médicos podem agora determinar o tamanho, a forma e a contratilidade do coração a partir da visão de 4 câmaras, com base em imagens 2D e rastreamento de manchas.
O Dr. DeVore surgiu com a idéia e adaptou o software existente para corações pediátricos e adultos para criar a tecnologia avançada de coração fetal. Ele publicou 13 artigos revisados por pares com dados clínicos que servem como base para o fetalHQ.2-15 A DeVore sabia que com mais informações sobre a função do coração fetal, os médicos poderiam identificar anormalidades e possivelmente se antecipar às condições pré-natais que ameaçam a vida, como a restrição do crescimento intra-uterino. Ele também vê um grande potencial para entender e tratar melhor a síndrome transfusional gêmea a gêmea.
Se não for tratado, o TTTS tem uma taxa de mortalidade de 90% - e os bebês que sobrevivem podem enfrentar desafios significativos. Há um risco de 30 a 50% de problemas neurológicos, incluindo paralisia cerebral, perda de visão e perda auditiva.16,17
O ultrassom já desempenha um papel importante na tomada de decisões críticas no tratamento do TTTS. As avaliações são freqüentemente baseadas no peso dos fetos, quantidade de líquido amniótico e como o sangue flui entre bebês usando estudos de Doppler da artéria umbilical. O tratamento mais comum é a fotocoagulação fetoscópica a laser, reservada para casos avançados de TTTS, quando a situação é grave.
"O que estamos tentando fazer é afinar a análise", disse DeVore. "Estamos apenas entrando nisto, mas acho que em algum momento poderemos perguntar: 'As mudanças no coração são tais que devemos fazer a terapia a laser mais cedo? Com tempo e experiência, talvez tivéssemos um resultado muito melhor".
A DeVore acredita que a ferramenta Voluson levará a mais perguntas e, em última instância, a mais discernimento. "Com o fetalHQ, podemos fazer todo tipo de perguntas - e uma vez que sabemos como o quebra-cabeça se encaixa, podemos entender o quadro geral. Pensamos que vai revolucionar o cuidado fetal".