PORQUE ELA PRECISA SABER

PORQUE ELA PRECISA SABER

Home           Por que Voluson?

Um futuro mais saudável para as mulheres

VolusonTM

O Dr. Michael Grynberg, Diretor de Medicina Reprodutiva e Fertilidade do Hôpital Antoine Béclère, fala sobre como o ultrassom pode fornecer informações críticas para as mulheres que lutam para engravidar - e por que é mais fácil para as pacientes.

P: Quais são as modalidades padrão para avaliar a patência tubária?

R: Laparoscopia e Histerossalpingografia (HSG) são as formas mais comuns de procurar um bloqueio, mas são invasivas, desconfortáveis e podem exigir muitas consultas. A principal vantagem do HSG é que você pode evitar a laparoscopia, mas a radiografia e o contraste estão envolvidos, assim as pacientes são expostas à radiação e o exame pode ser bastante doloroso. Os exames nem sempre são necessários porque existem opções de ultrassom que também podem fornecer respostas.

P: Como você testa a patência tubária em sua clínica e por quê?

R: Para o trabalho básico, recomendo a sonografia de contraste 3D histerosalpingo (HyCoSy) ou a sonografia de espuma histerosalpingo (HyFoSy). Acho que você obtém as mesmas informações que HSG no final, mas não tem os inconvenientes, tais como exposição à radiação ou possível dor. Usando a tecnologia Voluson's™ 3D, estes testes são extremamente simples e não-invasivos. O exame também pode ser acoplado ao Sonohysterógrafo - e isto permite que você veja melhor a cavidade uterina e outras possíveis causas de infertilidade, como miomas, pólipos ou má-formação. Além de fazer o diagnóstico correto, acho que é muito importante pensar na experiência do paciente - e isso inclui proporcionar um exame de fertilidade geral em um dia.

P: O que acontece durante sua avaliação por ultrassom?

R: Eu faço uma abordagem em duas etapas para o início do exame com uma sonohisterografia. Uma pequena quantidade de líquido salino é administrada na cavidade uterina com um cateter. Usando a sonda Voluson no modo 3D, podemos aumentar a sensibilidade para o diagnóstico de qualquer anormalidade uterina. Alguns minutos depois, administramos um gel de espuma através do mesmo cateter para avaliar os tubos, que é chamado de HyFoSy. Enquanto o 2D é suficiente para avaliar a patência tubária, o ultrassom 3D de Voluson permite um exame mais abrangente e é a única maneira de ver todas as porções do tubo. Se os tubos forem patenteados, o contraste será visível ao redor dos ovários, indicando que tudo está normal.

P: A falta de habilidade de confiança pode ser um fator na decisão de um médico de utilizar o ultrassom para o trabalho de fertilidade. Como você descreveria a curva de aprendizado da tecnologia Voluson nos exames de HyCoSy e sonohisterografia?

R: Não é difícil dominar os procedimentos, especialmente para os médicos que realizaram ultrassonografias básicas. Eu diria aos meus colegas que você pode obter todas essas informações confiáveis da ultrassonografia Voluson, portanto, é um ganho geral. O aprendizado da tecnologia não deve ser considerado um inconveniente.

P: Como a tecnologia de ultrassom Voluson teve impacto na Medicina Reprodutiva?

R: Voluson é provavelmente o melhor que temos até agora. A GE trabalha muito no campo da ginecologia e constrói ferramentas que são ajustadas às nossas necessidades. Elas aparecem como uma revolução para nós com o 3D, toda a tecnologia e o software. Mudaram totalmente o papel do ultrassom na medicina reprodutiva e são parte de todos os bons resultados que somos capazes de ter com nossos tratamentos de infertilidade.

Dr. Michael Grynberg é Diretor de Medicina Reprodutiva e Fertilidade no Hôpital Antoine Béclère, perto de Paris, França.

Ele é especialista em fertilidade com experiência em Oncofertilidade, que visa expandir as opções reprodutivas para mulheres com diagnóstico de câncer. Saiba mais sobre a clínica do Dr. Grynberg


Para mais informações:












*HyCoSy não está autorizada nos Estados Unidos e pode não estar disponível em todos os outros países.